Helio Ventura

Helio Ventura
Helio Ventura, Cientista Social e Músico

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Cesar Maia expulsa pré-vestibulares de escolas municipais

Publicado originalmente em:
http://www.irohin.org.br/onl/new.php?sec=news&id=284

NOTÍCIA
17/11/2006 - 18:23:22
Cesar Maia expulsa pré-vestibulares de escolas municipais


Companheir@s de luta pela democratização da Educação:
Talvez muitos ainda não saibam, mas estamos em plena guerra!!! A Prefeitura do Rio de Janeiro emitiu uma circular informando que os pré-vestibulares populares (PVP’s) sediados em escolas municipais não poderão permanecer nestes espaços a partir de 2007. O prefeito Cesar Maia alegou que a proibição foi motivada por "questões sanitárias e de segurança". Ele justificou que, em algumas escolas, "alunos fizeram necessidades no chão, sujaram os banheiros das crianças e fumaram maconha". Este absurdo proferido pelo prefeito incide diretamente sobre os alunos de todos os PVP’s, já que ele fez estas acusações indiscriminadamente.

Portanto, esta luta é uma luta de todos nós!!! Algumas ações já foram realizadas, tanto no campo jurídico quanto manifestações e atos públicos. Precisamos contar com um grupo forte e coeso para enfrentarmos este inimigo comum. Neste sentido, estamos convocando @s companheir@s dos PVP’s para as próximas ações programadas:

PASSEATA E ATO PÚBLICO NO DIA 20 DE NOVEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)

Concentração no estacionamento atrás do palco do Terreirão do Samba, na Praça Onze, as 8h. Saída às 9h do Busto do Zumbi até o prédio da Prefeitura, onde colocaremos uma faixa pedindo uma audiência com o Prefeito até sexta-feira dia 24/11/2006. Teremos um aluno caracterizado de Zumbi, e uma aluna caracterizada de Dandara. É importante um grande número de pessoas no ato.

MARCHA E ATO PÚBLICO NO DIA 22 DE NOVEMBRO (QUARTA-FEIRA)

Concentração na Candelária às 16h. Saída às 17h pela Av. Rio Branco até Cinelândia, onde haverá um ato pelo Semana da Consciência Negra. O Movimento Negro do Rio de Janeiro, organizador desta Marcha, é solidário à nossa causa e elenca entre os eixos da Marcha nossa luta contra a decisão da Prefeitura. Tod@s são convocad@s a participar.

REUNIÃO NO DIA 24 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA)

Estar reunião será para darmos prosseguimento às ações jurídicas que estamos desenvolvendo. Será às 17h em frente ao AUDITÓRIO 11 da UERJ Maracanã. É necessário que todos os PVP’s atingidos pela circular estejam presentes.

Vamos precisar de alguns dados antes da reunião para agilizar a petição do processo administrativo:

1 - Qualificação Civil de cada responsável por núcleo (NOME, NACIONALIDADE, ESTADO CIVIL,
PROFISSÃO, ENDEREÇO, N° DA IDENTIDADE COM ÓRGÃO EXPEDIDOR E DATA DE EXPEDIÇÃO, CPF).
2 - Identificar nome do núcleo de PVP e movimento que faz parte (PVNC, EDUCAFRO, outra rede de PVP’s, PVP independente...).

Por exemplo:

Nome: Maria Maria Maria

Nacionalidade: brasileira

Estado civil: solteira

Profissão: professora

Endereço: Rua número apartamento bairro CEP

Identidade: 111.111 XXX-XX

CPF: 222.222.222-22

Núcleo: Zumbi dos Palmares

Movimento: (PVNC ou EDUCAFRO ou PVP independente)

3 - Na reunião precisaremos que os representantes dos núcleos de PVP’s:
a) levem cópia simples da identidade e do CPF

b) assinem a petição

OBS.: Iremos dar mais informações sobre esta reunião e a necessidade da participação de todos os PVP’s no dia 20 de Novembro. Estejam presentes.

ATO PÚBLICO NO DIA 9 DE DEZEMBRO (SÁBADO)

Será dia 9 de dezembro às 9h30 na esquina das ruas Mário Ribeiro com Visconde de Albuquerque, na Gávea, entre a PUC e o Hospital Miguel Couto (primeiro sinal após túnel Zuzu Angel). A representatividade numérica também é importante neste ato.

É importante que todos os núcleos de PVP’s participem destas atividades. Se for núcleo atingido pela circular, temos de entrar juntos na justiça para que respeitem nosso trabalho de democratização da Educação. Se não for núcleo atingido, participe também das atividades, pois todos temos um só objetivo e uma só convicção. Seja solidário e ajude a fazer dos atos dos dias 20/11 e 09/12 um fato político que mereça atenção da autoridades para que revejam a posição de prejudicar nossos alunos, que estarão perdendo o espaço onde se preparam para lutar por condições melhores para nossa sociedade, enquanto agentes de transformação de nossa realidade.

Conto com a presença e a resposta breve de tod@s.

Helio Ventura – Movimento PVNC - Pré-Vestibular para Negros e Carentes