Helio Ventura

Helio Ventura
Helio Ventura, Cientista Social e Músico

terça-feira, 14 de junho de 2011

Greve de professores do RJ tem adesão de 60% da classe, diz sindicato

13/06/2011 10h51 - Atualizado em 13/06/2011 12h58

Greve de professores do RJ tem adesão de 60% da classe, diz sindicato

Secretaria estadual de Educação afirma que grevistas não chegam a 2%.
Protesto completa uma semana na terça, quando haverá assembleia geral.

Do G1 RJ
A greve dos professores do estado do Rio já tem adesão de 60% da categoria, nesta segunda-feira (13), de acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe). A Secretaria estadual de Educação, no entanto, afirma que os grevistas não chegam a 2% dos 51 mil professores.
Os professores afirmam que o objetivo é reivindicar melhores salários e condições de trabalho para a classe. Segundo diretores do Sepe, nesta terça-feira (14), quando a paralisação completa uma semana, haverá uma assembleia geral para avaliar o movimento, definir calendário e decidir se a greve vai continuar. A reunião será às 14h, no Clube Municipal, na Tijuca, Zona Norte do Rio.
Segundo a secretaria, a pauta de reivindicações está sendo analisada junto com as Secretarias de Fazenda e de Planejamento. A rede estadual de ensino conta com 1.457 unidades escolares, 1,1 milhão de alunos e 75 mil professores, sendo 51 mil regentes de turma.
Muitos deles participaram do protesto dos bombeiros realizado na orla Copacabana, na Zona Sul do Rio, neste domingo (12). Para eles, o movimento dos bombeiros serviu como exemplo para as autoridades públicas.
Nesta segunda, integrantes do sindicato continuarão percorrendo as escolas. À noite, segundo diretores do Sepe, haverá assembléias regionais e de núcleos, para recolher propostas para a assembleia desta terça.
ManifestaçãoNa sexta-feira (10), uma manifestação de alunos e professores da rede estadual de ensino interditou a Avenida Presidente Antonio Carlos, no Centro do Rio.
O grupo seguiu em direção à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj),  para se juntar aos militares do Corpo de Bombeiros, que protestavam no local.