Helio Ventura

Helio Ventura
Helio Ventura, Cientista Social e Músico

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Câmara concede a medalha Zumbi dos Palmares ao líder do Movimento Negro Marcos Rezende, do CEN









Câmara concede a medalha Zumbi dos Palmares ao líder do Movimento Negro Marcos Rezende

A iniciativa é da vereadora Léo Kret do Brasil (PR) em reconhecimento ao grande trabalho social e militância realizado pelo homenageado

Por iniciativa da Vereadora Léo Kret do Brasil (PR), a Câmara Municipal do Salvador concederá a medalha Zumbi dos Palmares ao líder do Movimento Negro baiano Marcos Rezende, mais conhecido como “Marcos do CEN” leia-se Coletivo de Entidades Negras, que ele coordena há alguns anos com grande êxito.

Membro da Coordenação Nacional de Direitos Humanos e Bacharel em História, Marcos Rezende lecionou em escolas públicas e particulares sempre buscando aproximar seus alunos da história de nossa cidade, levando-os as comunidades periféricas, lares de crianças carentes e ao Pelourinho, mostrando-os de perto a marginalidade que os rondava e a desigualdade social existente. A partir disso, aproximou-se do Olodum, onde a convite do Presidente João Jorge, passou a realizar trabalhos sociais com os jovens assistidos pela entidade e organizou o CDMO – Centro de Documentação e Memória do Olodum.

No Terreiro Oxumaré, no bairro da Federação, Marcos desenvolveu importantes projetos sociais com jovens da comunidade e adjacências. Depois de um tempo resolveu parar de lecionar para dedicar-se totalmente as causas sociais. Lutou e conseguiu o tombamento do terreiro em 2005, obteve o reconhecimento de vários setores da sociedade, ganhou vários prêmios e conquistou espaço na mídia para dar visibilidade aos projetos do local.

Foi protagonista também de um fato que marcou a história de luta do “povo de santo” da Bahia: a demolição do terreiro Terreiro Oyá Onipó Neto, localizado na Avenida Jorge Amado – Imbuí, no dia 27 de fevereiro de 2008, por autoridades municipais.

Em uma manifestação pacífica - greve de fome - utilizou o seu próprio corpo para chamar a atenção das autoridades brasileiras em relação ao absurdo cometido na derrubada de um terreiro em Salvador, uma cidade tão plural religiosamente.

“Salvador é um grande Quilombo urbano e Marcos Rezende,assim como Vovô do Ilê, João Jorge do Olodum, Padre Alfredo e tantos outros militantes negros, são os Zumbis do século XXI. Nada mais justo que conceder a medalha Zumbi dos Palmares a um ser humano como Marcos Rezende, que abandonou a estabilidade de dois empregos para dedicar-se ao social, para lutar contra o preconceito e as desigualdades. Não a qualquer forma de preconceito! Não a intolerância religiosa! Direitos iguais! Nem menos, nem mais” finaliza Léo Kret.

Local: Plenário da Camara de Vereadores de Salvador, Pç Municipal, s/n.

Data: 11/11/2009

Horário: 19h

Informações: (71) 3320 0430

LANÇAMENTO DE LIVRO DE WILSON PRUDENTE (26/11, 18h, UERJ): "A VERDADEIRA HISTÓRIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL NO BRASIL"





“A VERDADEIRA HISTÓRIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL NO BRASIL:


Desconstruindo o Direito do Opressor. Construindo um Direito do Oprimido."

Nessa excelente obra, que será desenvolvida em três partes – Volume I: Os fatos jurídicos constitucionais do período entre a colonização e a evolução da Revolução da República Velha; Volume II: Os fatos constitucionais entre a Revolução de 1930 e a queda da ditadura Militar; Volume III: A eficácia da Constituição de 1988, no contexto de uma teoria holística do Direito – terá o leitor o privilégio de conhecer, a partir de relatos e documentos da época, as raízes dessa chaga social, desde o período colonial até os dias atuais. Também será convidado a participar da construção de uma nova teoria jurídica, fundamentada na constatação de que o Direito, enquanto Ciência Social, não pode se isolar das demais Ciências que derivam desse tronco comum.

Propõe Wilson Prudente, em outras palavras, que as questões jurídicas sejam analisadas em conjunto – Teoria Holística do Direito – com a observação do fato sob os diversos aspectos que o contém. O estudo e a compreensão da problemática social em sua plenitude, considerando a influência das demais Ciências Sociais – História, Sociologia, Antropologia, Economia, Geografia e Filosofia – aproximando o aplicador do Direito da realidade posta. Preocupa-se também o autor com o distanciamento dos diversos ramos da Ciência Jurídica. A falta de comunicação entre os operadores e especialistas de cada matéria há muito não é eficaz e continuada. É cediço, entretanto, que fato social se realiza dentro de um contexto que não pode ser negado. Nesse passo, uma análise isolada conduz a sérios equívocos que levam a mecanismos de exclusão das classes populares do pleno gozo e exercício dos direitos fundamentais. Teoricamente, explica Prudente, direitos à moradia e à inviolabilidade do domicílio (por exemplo) são para todos, mas, na vida real das favelas, dos bairros proletários e da periferia, as pessoas pobres, minorias e negros não desfrutam desse direito fundamental, apesar da previsão na Magna Carta.

APÓIE WILSON PRUDENTE PARA O STF:

http://helioventura.blogspot.com/2009/06/wilson-prudente-para-o-supremo-tribunal.html