Helio Ventura

Helio Ventura
Helio Ventura, Cientista Social e Músico

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

NAZISTAS NA UERJ: Teatro da UERJ amanhece pichado com inscrições racistas!!!


PREZAD@S MALUNG@S:

REPASSO A INFORMAÇÃO DE QUE NA UERJ CONTINUAM A ACONTECER MANIFESTAÇÕES RACISTAS CONTRA OS ALUNOS QUE LÁ INGRESSARAM PELO SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS PARA NEGROS (REPORTAGEM NO FINAL). A IMAGEM É EXPLÍCITA, NÃO FAZ MENÇÃO A NENHUMA OUTRA CATEGORIA BENEFICIÁRIA DA MEDIDA, APENAS AOS "PRETOS"!!! NÃO É DIFÍCIL ENCONTRAR OUTRAS MANIFESTAÇÕES DESTE TIPO NOS BANHEIROS DA UERJ. ALGUNS PROFESSORES DEMONSTRAM ENORME PRECONCEITO. TEMOS DE APURAR OS FATOS E ORGANIZAR ALGUMA AÇÃO EFETIVA PARA QUE COISAS COMO ESTA NÃO ACONTEÇAM MAIS.
--
Afroabraços,

Helio Ventura - (21) 9193-1094
E-mail principal: helioventura@gmail.com
E-mail secundário: helioventura@yahoo.com.br
MSN: helioventurapvnc@hotmail.com

VISITE SEMPRE O BLOG: http://helioventura.blogspot.com

SIGA-ME NO TWITTER:
http://twitter.com/helioventura

MY SPACE:
http://www.myspace.com/helioventura

FACEBOOK:
http://pt-br.facebook.com/people/Helio-Ventura/100000487016864

ORKUT: Helio Ventura, Cientista Social e Músico
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=9737291656859499222

---------- Forwarded message ----------
From: Ruth Pinheiro
Date: 2010/1/21
Subject: Fwd: NAZISTAS NA UERJ
 
JÁ A ALGUM TEMPO OS ESTUDANTES DA UERJ VEM DENUNCIANDO ESTES ATOS QUE ERAM PESSOAIS , SEMANA PASSADA EM SP , UM GRUPO NEO NAZISTA ARRASTOU UM RAPAZ NUM CARRO POR 60 KM, TEMOS QUE FAZER ALGUMA COISA,PODE SER AÇÃO ARTICULADA NOVAMENTE, VEJAM A IMAGEM EM ANEXO.
 
ESTOU REPASSANDO ESTE E-MAIL SOLICITANDO AO HELINHO QUE O REPASSE PARA AS COMISSÕES NACIONAIS DO
CONNEB (POLITICA E EXECUTIVA),PARA A DEPUTADA BEATRIZ SANTOS DA COMISSÃO DA ALERJ,AO MINISTRO EDSON SANTOS, A SECRETARIA BENEDITA DA SILVA

--
Ruth Pinheiro 
--
   CAD - centro de Apoio ao Desenvolvimento
  Escritório Operativo Nacional do CONNEB
"Construindo o Projeto Político do Povo Negro Para o Brasil".
Visite: www.conneb.org.br
Email: connebnacional@gmail.com
Tel: 2533-1171.

 
ESSE SAMBA VAI PARA CELSO AT DA COMISSÃO AÍDE, ALBA ZALUAR E CAETANO VELOSO.
ESTÃO TODOS EM BOA COMPANHIA.
 
 
Repassando.
Caros irmãos e irmãs,

Vejam o arquivo em anexo.

Sendo a favor ou contra as cotas, o racismo ataca a todos/as!

Eu tenho acompanhado com horror os casos de racismo que os alunos negros e negras têm sofrido desde a implantação das cotas para negros/as e oriundos/as de escolas públicas.

As agressões são constantes por parte de alunos/as e professores/as. São as mais diversas formas de humilhação. Eu cheguei a pedir a uma pessoa que foi parlamentar e tinha história de militância negra, mas não fui ouvido, fiz o mesmo com outras pessoas e instituições que têm, no mínimo, assento nos vários níveis do poder público e nada!

O máximo que fiz é o que está ao meu alcance: Fui lá demonstrei minha solidariedade, mas não se consegue respeito só solidariedade, mas com ações.

O que as várias secretarias, "conselhos" e etc. estão esperando para no mínimo perguntar o que o magnífico reitor está fazendo sobre o massacre que estes jovens estão sofrendo?

Estamos esperando que haja um assassinato, um cadáver para fazer uma passeata ou um movimento simbólico qualquer?

Eu infelizmente (ou não) não ocupo qualquer lugar de poder, mas peço aos que podem de alguma forma fazê-lo, que o faça, pois o ventre que os criou contínua fértil.

Os e-mails expostos a todos/as são de alguns órgãos que PODEM fazer alguma coisa, pois têm PODER institucional para tanto.

Dentro do meu limitadíssimo espaço, podem contar comigo.

Até quando vamos ver este tipo de massacre e continuar vendo?

Cordialmente,

--
Rolf Ribeiro de Souza
7666-0406
Antropólogo, doutorando do PPGA/UFF

Publicada em 18/01/2010 às 16h12m

PRECONCEITO

Teatro da Uerj amanhece pichado com inscrições racistas. Leitor fotografa

O Globo, com texto e fotos do leitor F.F.D.

  • R1
  • R2
  • R3
  • R4
  • R5
  • MÉDIA: 4,6
Eu-Repórter: pichações racistas nos muros do Teatro Odylo Costa Filho/ Foto do leitor F.F.D.Eu-Repórter: pichações racistas nos muros do Teatro Odylo Costa Filho/ Foto do leitor F.F.D.






RIO - Os muros do Teatro Odylo Costa Filho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), apareceram pichados com exortações racistas e símbolos nazistas na manhã desta segunda-feira. A Uerj foi a primeira universidade pública do país a adotar o sistema de cotas, em 2003. A universidade informou que está investigando para descobrir a autoria das pichações, que devem ser apagadas em, no máximo, dois dias.

Eu-Repórter: Até um carro foi alvo das pichações racistas / Foto do leitor F.F.D.Eu-Repórter: pichações racistas nos muros do Teatro Odylo Costa Filho/ Foto do leitor F.F.D.






Em dezembro de 2008, uma briga entre estudantes negros e brancos na saída de uma festa da universidade se transformou numa discussão sobre racismo, e acabou em denúncias de injúria racial e agressão. Um aluno branco do curso de Filosofia acusa integrantes do grupo Denegrir, que defende a política de cotas, de agredí-lo fisicamente e ofender dois amigos seus. Já os estudantes que fazem parte do Denegrir afirmam que os três rapazes brancos gritaram expressões racistas como "poder ariano", "somos brancos e por isso somos superiores".