Helio Ventura

Helio Ventura
Helio Ventura, Cientista Social e Músico

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

URGENTE: Estátua de Zumbi em Caxias dará lugar a chafariz!!!

Prezad@s Malung@s:

Recebi a informação de que no dia 8 de dezembro de 2009 foi publicada uma edição do Jornal Popular, de circulação nos municípios da Baixada e Região Metropolitana, de que há um projeto de se retirar a estátua de Zumbi em Duque de Caxias para colocar um chafariz em seu lugar. Um dos responsáveis pela execução do projeto é o engenheiro Gabriel Brito, e a gestora da obra é o engenheira Raquel Rojo.

Tod@s nós que atuamos no movimento negro do município sabemos a importância da representatividade simbólica do monumento. Alguns ativistas e representantes de instituições do movimento negro pretendem solicitar uma audiência com o prefeito Zito para dialogar sobre o assunto. A partir dos desdobramentos dessa ação, serão dados novos passos.

Portanto, venho por meio deste não só informar a vocês, mas também convocá-l@s para esta ação. Quinta-feira, dia 7 de janeiro, às 11:00h, alguns ativistas estarão se encontrando na frente da PMDC, em Jardim Primavera, para tentar agendar esta audiência com o prefeito Zito. Quem puder comparecer será bem-vindo. Depois disso, a idéia é compor uma comissão para a possível audiência. Os interessados em ajudar de alguma forma favor entrar em contato o quanto antes. Desde já agradeço.

--
Afroabraços,

Helio Ventura - (21) 9193-1094
E-mail principal: helioventura@gmail.com
E-mail secundário: helioventura@yahoo.com.br
MSN: helioventurapvnc@hotmail.com

VISITE SEMPRE O BLOG: http://helioventura.blogspot.com

SIGA-ME NO TWITTER:
http://twitter.com/helioventura

MY SPACE:
http://www.myspace.com/helioventura

FACEBOOK:
http://pt-br.facebook.com/people/Helio-Ventura/100000487016864

ORKUT: Helio Ventura, Cientista Social e Músico
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=9737291656859499222

Teresina é a primeira cidade do Nordeste a ganhar Conselho LGBT

Versão para Impressão - Matéria publicada em 05/01/10, 17:30


05/01/10, 17:30

Teresina é a primeira cidade do Nordeste a ganhar Conselho LGBT

O conselho será partitário: 50% de seus representantes da sociedade civil e 50% dos órgãos públicos.


Teresina será a primeira capital do Nordeste a ter um conselho de defesa dos interesses do segmento LGBT. Na manhã desta terça-feira (5) a secretária municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas), Graça Amorim, se reuniu com representantes do grupo Matizes, Anjos LGBT da Grande Teresina, Associação dos Travestis do Piauí (Atrapi), Coletivo dos Gays Mirindiba, Grupo Piauiense das Transexuais (Gptrans) e Liga Brasileira de Lésbicas para definir as Organizações Governamentais e Não Governamentais que devem participar do conselho.


O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTs será paritário, ou seja, possui integrantes que são igualmente representados: 50% da sociedade civil e 50% por órgãos públicos. O Conselho será consultivo e deliberativo que tem como objetivo contribuir, acompanhar e fiscalizar políticas relativas aos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais na cidade de Teresina.





A secretária Graça Amorim explicou que o próximo passo é elaborar a minuta do projeto de lei que será enviada para a aprovação do prefeito e da Câmara dos Vereadores. “Hoje foi a nossa primeira reunião, mas vamos continuar nos reunindo para que a gente possa, no dia 17 de maio, que é o dia mundial de combate a homofobia, fazer a instalação do conselho e dar posse aos conselheiros”, diz.



Graça lembra que a Prefeitura de Teresina, com a instalação do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTs, vai ampliar as ações voltadas para o público homossexual. “Temos o Disk Cidadania Homossexual que atende denúncias e esclarece dúvidas sobre direitos, fornecendo auxílio jurídico e psicológico para os LGBTs. Além disso, o Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT) inclui como dependente companheiros de servidores homossexuais”, esclarece.



A coordenadora Geral do Anjos LGBT da Grande Teresina, Safira Benghel, observa que o conselho será um divisor de águas na história do movimento LGBT no estado. “Agora vamos ter recursos para garantir políticas públicas para o nosso segmento, porque teremos um órgão que vai trabalhar projetos e desenvolver ações que garantam a cidadania para os LGBTs”, destaca.





Da Redação
redacao@cidadeverde.com