Helio Ventura

Helio Ventura
Helio Ventura, Cientista Social e Músico

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Adiamento do ENEM

01 de outubro de 2009

Enem adiado - Nota Oficial

O Ministério da Educação informa que as provas do Enem marcadas para este final de semana foram adiadas por motivos de segurança.

O Inep já possui uma segunda prova e deve anunciar a nova data nos próximos dias, depois de reorganizar a logística.

O Ministério da Educação já tomou providências junto ao Ministério da Justiça e a Polícia Federal no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento.

Os estudantes inscritos serão comunicados oportunamente pelos meios habituais da confirmação da nova data e do local das provas.

Em razão do adiamento, o resultado final das provas, inicialmente previsto para o dia 8 de janeiro, deve atrasar em cerca de um mês.

O Ministério da Educação trabalha para minimizar os efeitos do atraso.

Assessoria de Imprensa Inep/MEC


http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/enem/news09_33.htm

01/10/2009 - 06h11

Ministério da Educação cancela prova do Enem

da Folha Online

Atualizado às 07h39.

O MEC (Ministério da Educação) cancelou a prova do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) que seria realizada neste fim de semana, após denúncia feita pelo jornal "O Estado de S.Paulo" que apontou vazamento do conteúdo das provas.

De acordo com informações do MEC, uma nova prova deve ser realizada no prazo de 45 dias --o teste já está pronto, mas é preciso prazo para realizar a impressão, informou o ministro Fernando Haddad na manhã desta quinta-feira.

"Os indícios de que houve furto de exemplares são fortes. Não nos resta outra alternativa a não ser adiá-la [a prova]", disse ao "Bom Dia Brasil", da Globo.

Veja as informações sobre os inscritos no Enem 2009

Segundo a reportagem, o jornal foi procurado por dois homens que informaram ter recebido o material na segunda-feira (28) de um funcionário do Inep, órgão ligado ao MEC. Eles apresentaram a prova e pediram o pagamento de R$ 500 mil por ela.

Com base em informações do conteúdo do teste mencionadas pela repórter do jornal, o ministro da Educação decidiu cancelar a aplicação da prova. Ainda de acordo com a reportagem, funcionários da gráfica que imprimiu o Enem, em São Paulo, são os principais suspeitos do vazamento.

Neste ano o número de inscritos foi o maior registrado nas 11 edições do exame: 4.147.527. Destes, mais de 2,5 milhões já concluíram o ensino médio. Segundo o Inep, com base em dados do Censo Escolar da Educação Básica, já chega a 80% o índice de inscrição no exame entre os alunos que devem concluir a educação média neste ano.

Reformulado neste ano, o Enem será a única forma de seleção em 24 das 55 universidades federais. O exame é usado por federais também para substituir a primeira fase do vestibular, para compor a nota e nas vagas que sobrarem. Instituições como USP, Unesp e Unicamp aceitam o Enem na composição da nota.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u631710.shtml



Opinião de Cláudio Velasco (PVNC Barão da Taquara / Duque de Caxias):

Opinião? isto é mentira! Claro que o INEP está enfrentando inúmeros problemas com o ENEM, logística, o aumento exponencial das provas, a massa de material a ser deslocado, as dificuldades com inscrições, o prazo exíguo de inscrições e os problemas com isenção, as reclamações dos "cursinhos de elite" que tiveram pouco tempo para remodelar a estrutura de seus cursos... juntemos tudo isso a um prejuízo aos jovens de classe média e... PRONTO! "cancelam" o ENEM. Ah, sim, segundo o Min. da educação uma nova prova está pronta, mas só estará impressa completamente daqui a 45 dias... hmmm... Como assim, "pronta"?

Tipo Jack Palance... "Acredite SE QUISER!!!!"

Abraços a todos!
--

Pré-Vestibular para Negros e Carentes Núcleo Taquara / D. Caxias
http://www.grupos.com.br/blog/pvnctaquara/