Helio Ventura

Helio Ventura
Helio Ventura, Cientista Social e Músico

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Lançamento de livro de Bruno Nareba e debate:




18 JAN (segunda-feira)
19h - Lançamento 'O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DA MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL'.
20h - Debate com GAUDÊNCIO FRIGOTTO e SILENE FREIRE
Avenida Mem de Sá, 126 - Lapa (Multifoco)
www.editoramultifoco.com.br

BRUNO MIRANDA NEVES
(21) 8769-3290
ORKUT: BRUNO NAREBA
MSN: brunonareba@hotmail.com














CONVITE
18 JAN (segunda-feira)
19h - Lançamento 'O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO

DA MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL'.
20h - Debate com GAUDÊNCIO FRIGOTTO e SILENE FREIRE
Avenida Mem de Sá, 126 - Lapa


No livro o autor reflete sobre os avanços e retrocessos na construção de políticas públicas preocupadas com a educação pública, gratuita, laica, politécnica e unitária no Brasil. Buscando contribuir com a compreensão crítica da realidade e com a superação dos processos desumanizantes impostos pela mundialização do capital.
Contatos: BRUNO MIRANDA NEVES - (21) 8769-3290 – brunonareba@gmail.com

“Acompanhei a trajetória de formação de Bruno Miranda Neves e orientei, com a professora Silene de Moraes Freire, a sua monografia de final de curso e posso afirmar que ele mesmo é expressão do que agora apresenta como livro – um militante desde jovem e que se qualificou para cumprir o duplo papel do intelectual. Um livro de imensa contribuição, especialmente para as gerações jovens, alvo hoje da despolitização pelas diferentes formas de alienação utilizadas pelos aparelhos de hegemonia do sistema capital.”
Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto

“O problema é abordado sob a perspectiva histórica, recorrendo à compreensão de seus fundamentos no plano das contradições da crise do sistema do capital no século XX. Nesse sentido, o objeto de estudo é situado e argüido em suas mediações, buscando situá-lo e aprendê-lo na totalidade das políticas e necessidades humanas de formação, em coerência com o referencial teórico-metodológico de fundo histórico-dialético escolhido pelo autor. Destaques devem ser dados aos capítulos II e III, pela extensão, vigor e atualidade da literatura utilizada, recuperando algumas discussões que a hegemonia neoliberal hoje tenta suprimir. Enfim, a autonomia e a maturidade intelectual do autor asseguram a qualidade do trabalho e nos convidam a uma leitura séria, necessária e provocante.”
Profa. Dra. Marise Ramos

“De fácil leitura, o livro confirma sua proposta de educação de qualidade para todos, sendo facilmente compreendido por diferentes atores do chamado mundo do trabalho, sobretudo os relacionados diretamente com a educação. Melhor dizendo, nesta obra os professores são convidados a (re)conhecer o significado de seus trabalhos quanto às raízes dos sujeitos que deles participam.”
Profa. Dra. Silene de Moraes Freire

A circunstância na qual conheci Bruno Neves diz muito sobre nossas afinidades. A despeito das ideologias, que nos distinguem em assuntos de estratégia, os espaços comuns de luta selaram a nossa relação de mútuo respeito e colaboração.”
Alexandre Samis. Professor de História do Colégio Pedro II

“Uma tese em defesa da educação pública de qualidade. Irresistível é essa luta proposta do jovem pedagogo Bruno Neves.”
Almir Paulo. Militante dos movimentos populares. Foi presidente da FAMERJ (1987 a 1989).

“Reflito que ainda não chegamos a um projeto político de educação, pois ainda não desvendamos nossos verdadeiros propósitos. Daí, a importância desse livro para os educadores e todos os que se comprometem com a busca de uma educação emancipatória. Tenho o prazer e o orgulho de ter acompanhado a formação desse militante-educador que consegue nesse livro materializar em propostas suas inquietações na busca por uma educação de qualidade com referência.”
Eliete Ana da Silva Barbosa. Professora-Pedagoga do Colégio Pedro II.

"É motivo de orgulho ter na minha história um bom período de lutas travadas ao lado do companheiro Bruno, nas praças, nas ruas, nas salas de aula e nos conselhos em defesa da educação pública."
Guilherme Pimentel, estudante de Direito da Uerj e assessor do Dep. Estadual Marcelo Freixo (Psol).

“Foi muito importante para minha formação política ter participado do movimento estudantil ao lado do Bruno. Mesmo com opiniões diferentes das minhas, sua capacidade de formulação e combatividade sempre foram motivos de grande respeito dos adversários.”
Igor Bruno. Coordenador de Juventude da Prefeitura do Rio. Foi Presidente da UBES e da UJS/RJ.

“Na militância na e pela Educação Pública, Gratuita e com compromisso social, conheci valorosos e incansáveis lutadores, dentre eles, Bruno Neves. O livro que ora se publica é fruto da pesquisa, reflexão e ação de alguém que sabe o que é ser aluno de Escola Pública, militante de entidade classista, trabalhador e que, entendendo seu papel de agente transformador, debruça-se sobre a realidade adversa em que se insere, para lançar um olhar crítico e prescrutador, como devem ter todos os bons Educadores.”
Kátia Motta. Professora do Colégio Pedro II

"Hoje, educador formado, meu amigo Bruno conheceu e participou ativamente da luta em defesa de um ensino público decente muito antes da academia. Foi um grande companheiro no movimento estudantil secundarista, que agora alia sua experiência política ao saber acadêmico em prol da educação.”
Marcello Bertolo. Ex-diretor da UNE (2003 - 2005).

“Bruno. A luta pela educação pública de qualidade não foi e nem será em vão. Fruto da dedicação e compromisso de todo aquele que acredita em uma sociedade mais  justa e mais humana, fala à consciência crítica de homens e de mulheres, de crianças e de adultos que  circulam nas escolas, nos movimentos sociais. O sentimento de dignidade construído no curso dessa trajetória foi conquistado. Por isso, ninguém poderá lhes arrancar.”
Márcia Cabral (Professora e coordenadora da Faculdade de Educação da Uerj)

“Este livro é a consolidação de toda uma trajetória de luta do Bruno em defesa da universidade publica, da qual fui testemunha durante o meu mandato de Vice-Reitor da Uerj. Hoje somos amigos, o que muito me honra.”
Ronaldo Lauria. Professor e Médico (Uerj/HUPE).

 “Conheço Bruno Miranda em várias situações: como militante do movimento estudantil, como companheiro de Partido (éramos os dois do PSTU) e como colaborador do Sindicato onde atuo como Dirigente e onde ele trabalha como funcionário. Em todas as situações a sua característica mais marcante é acreditar nos seus ideais, defendendo-os com firmeza e seriedade.
É uma honra e um prazer como amigo poder dizer algo a ser publicado junto à monografia do Educador Bruno, a mais nova de suas atividades. É um grande companheiro e com certeza se comportará da mesma forma na construção de uma Educação Pública, Gratuita, Laica, com Referência Social.”
 William Carvalho. Coordenador do SINDSCOPE. Foi Coordenador do SINASEFE.


--
18 JAN (segunda-feira)
19h - Lançamento 'O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DA MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL'.
20h - Debate com GAUDÊNCIO FRIGOTTO e SILENE FREIRE
Avenida Mem de Sá, 126 - Lapa (Multifoco)

BRUNO MIRANDA NEVES
(21) 8769-3290
ORKUT: BRUNO NAREBA
MSN: brunonareba@hotmail.com





Carta entregue ao Prefeito Zito sobre estátua de Zumbi:




Prezad@s Malung@s:

Reproduzo abaixo a Carta encaminhada ao Prefeito Zito na manhã do dia 7 de janeiro, através de Ruth, sua Chefe de Gabinete. A esta Carta foi anexada uma cópia da reportagem do Jornal Popular. Também foi entregue uma cópia à Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Estiveram presentes na sede da PMDC para entrega da Carta Jairo Cezar Cruz, Evaldelina Marciano Julho Barbosa e Helio Ventura. Assinaram a Carta apenas as instituições que se manifestaram em tempo para a entrega, o que não impede que novas pessoas e instituições venham a participar dessa ação, que aliás é o intuito principal. Agora aguardamos contato da Prefeitura, enquanto repassamos aos nossos pares no intuito de somarmos forças nessa frente de luta.
--
Afroabraços,

Helio Ventura - (21) 9193-1094
E-mail principal: helioventura@gmail.com
E-mail secundário: helioventura@yahoo.com.br
MSN: helioventurapvnc@hotmail.com

VISITE SEMPRE O BLOG: http://helioventura.blogspot.com

SIGA-ME NO TWITTER:
http://twitter.com/helioventura

MY SPACE:
http://www.myspace.com/helioventura

FACEBOOK:
http://pt-br.facebook.com/people/Helio-Ventura/100000487016864

ORKUT: Helio Ventura, Cientista Social e Músico
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=9737291656859499222

Duque de Caxias, 07 de janeiro de 2010.

Ao Exmo. Prefeito Municipal de Duque de Caxias,
Sr. José Camilo Zito dos Santos Filho.

         A edição do dia 8 de dezembro de 2009 do Jornal Popular do Brasil, com circulação nos municípios da Baixada Fluminense e Região Metropolitana, noticiou que há um projeto de se retirar a estátua de Zumbi dos Palmares para colocar um chafariz em seu lugar. Segundo a reportagem, um dos responsáveis pela execução do projeto é o engenheiro Gabriel Brito, e a gestora da obra é a engenheira Raquel Rojo.
         Todos nós que atuamos no Movimento Negro de Duque de Caxias sabemos a importância da representatividade simbólica do monumento, que retrata ninguém menos que o líder quilombola elevado à categoria de Herói Nacional pelo Senado Federal, através da Lei nº 227/95. Anteriormente, no local onde hoje se encontra a estátua, havia um busto de Zumbi, que ali foi colocado devido o reconhecimento do Poder Público às nossas lutas e à importância de Zumbi dos Palmares. Por este motivo, lamentamos que as instituições do Movimento Negro não tenham sido consultadas.
         Em 20 de novembro 1988 foi inaugurado o busto de Zumbi, e desde então, inclusive após a substituição do busto pela estátua, o monumento que homenageia o grande líder guerreiro recebe grupos e organizações do Movimento Negro, principalmente no mês de novembro. No Dia Nacional da Consciência Negra ocorre a lavagem do monumento, apresentações culturais e é celebrada uma Missa Enculturada Afro na Catedral de Santo Antônio, Diocese de Duque de Caxias.
         No decorrer desses 22 anos, as instituições do Movimento Negro do município conseguiram criar através da Lei nº 1.394, de 28 de abril de 1998, uma emenda ao Artigo 17 da Lei Orgânica Municipal, criando a Semana de Tradições e Artes Negras Contemporâneas, a ser comemorada anualmente na semana que contiver o dia 20 de novembro, evento que hoje está incorporado ao Calendário Oficial do Município.
         Também foi aprovada junto ao Legislativo Municipal a Lei nº 1.975, de 16 de junho de 2006, criando o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica de Duque de Caxias, órgão paritário de representantes da sociedade civil organizada e membros do Poder Público Municipal.
         Outra conquista foi a criação da Coordenadoria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Direitos Humanos, órgão do Governo Municipal.
         Por estes e outros vários motivos, estamos propondo por meio desta uma reunião ou audiência junto ao Sr. Prefeito José Camilo Zito dos Santos Filho, a ser realizada o quanto antes, no intuito de receber uma Comissão e tratar do assunto exposto pela reportagem supracitada, referente à remoção da estátua de Zumbi dos Palmares, a qual solicitamos que permaneça irradiando nossos munícipes de orgulho, através da auto-identificação com seu inefável legado.

Assinam esta Carta:
FUNDAÇÃO OLÍMPIA COSTA
ORDEM ESPÍRITA AFRO-BRASILEIRA
GRUPO AFRO CULTURAL E RECREATIVO IMALÊ IFÉ
MOVIMENTO PRÉ-VESTIBULAR PARA NEGROS E CARENTES
COLETIVO DE ENTIDADES NEGRAS