Helio Ventura

Helio Ventura
Helio Ventura, Cientista Social e Músico

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Câmara concede a medalha Zumbi dos Palmares ao líder do Movimento Negro Marcos Rezende, do CEN









Câmara concede a medalha Zumbi dos Palmares ao líder do Movimento Negro Marcos Rezende

A iniciativa é da vereadora Léo Kret do Brasil (PR) em reconhecimento ao grande trabalho social e militância realizado pelo homenageado

Por iniciativa da Vereadora Léo Kret do Brasil (PR), a Câmara Municipal do Salvador concederá a medalha Zumbi dos Palmares ao líder do Movimento Negro baiano Marcos Rezende, mais conhecido como “Marcos do CEN” leia-se Coletivo de Entidades Negras, que ele coordena há alguns anos com grande êxito.

Membro da Coordenação Nacional de Direitos Humanos e Bacharel em História, Marcos Rezende lecionou em escolas públicas e particulares sempre buscando aproximar seus alunos da história de nossa cidade, levando-os as comunidades periféricas, lares de crianças carentes e ao Pelourinho, mostrando-os de perto a marginalidade que os rondava e a desigualdade social existente. A partir disso, aproximou-se do Olodum, onde a convite do Presidente João Jorge, passou a realizar trabalhos sociais com os jovens assistidos pela entidade e organizou o CDMO – Centro de Documentação e Memória do Olodum.

No Terreiro Oxumaré, no bairro da Federação, Marcos desenvolveu importantes projetos sociais com jovens da comunidade e adjacências. Depois de um tempo resolveu parar de lecionar para dedicar-se totalmente as causas sociais. Lutou e conseguiu o tombamento do terreiro em 2005, obteve o reconhecimento de vários setores da sociedade, ganhou vários prêmios e conquistou espaço na mídia para dar visibilidade aos projetos do local.

Foi protagonista também de um fato que marcou a história de luta do “povo de santo” da Bahia: a demolição do terreiro Terreiro Oyá Onipó Neto, localizado na Avenida Jorge Amado – Imbuí, no dia 27 de fevereiro de 2008, por autoridades municipais.

Em uma manifestação pacífica - greve de fome - utilizou o seu próprio corpo para chamar a atenção das autoridades brasileiras em relação ao absurdo cometido na derrubada de um terreiro em Salvador, uma cidade tão plural religiosamente.

“Salvador é um grande Quilombo urbano e Marcos Rezende,assim como Vovô do Ilê, João Jorge do Olodum, Padre Alfredo e tantos outros militantes negros, são os Zumbis do século XXI. Nada mais justo que conceder a medalha Zumbi dos Palmares a um ser humano como Marcos Rezende, que abandonou a estabilidade de dois empregos para dedicar-se ao social, para lutar contra o preconceito e as desigualdades. Não a qualquer forma de preconceito! Não a intolerância religiosa! Direitos iguais! Nem menos, nem mais” finaliza Léo Kret.

Local: Plenário da Camara de Vereadores de Salvador, Pç Municipal, s/n.

Data: 11/11/2009

Horário: 19h

Informações: (71) 3320 0430

Nenhum comentário:

Postar um comentário