Helio Ventura

Helio Ventura
Helio Ventura, Cientista Social e Músico

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Trabalho de Sociologia 3º ANO 1º Bimestre


3º Ano:

Trabalho de Sociologia: 1º Bimestre

A Ideologia pode ter outros sentidos além do que foi apresentado no texto trabalhado. Ela pode, por exemplo, referir-se a constituição de uma ciência que buscasse a gênese das idéias, procurando desvendar como as mesmas foram sendo criadas e divulgadas na sociedade. (Destutt de Tracy).
Ela ainda pode ser entendida como uma “visão de mundo” mais geral e hegemônica, que domina em certas conjunturas históricas por ser “coerente” com as demais estruturas sociais, o que poderia levar os indivíduos a atuar-agir em determinadas direções. Ela: “organiza a ação pelo modo segundo o qual se materializa nas relações, instituições e práticas sociais e informa todas as atividades individuais ou coletivas”. (GRAMSCI, 1978, p.377).
Em um outro sentido, ela pode ser entendida também como a forma de compreender o mundo que se baseia na aparência imediata dos fatos analisados, sem perceber a condição histórica-social-cultural  para produção dos mesmos. (Marx)


Baseado no que foi rapidamente apresentado acima e no texto trabalhado em sala de aula, disserte sobre o conceito de Ideologia e aponte elementos de sua vida cotidiana onde podemos identificar a sua presença, explicando como a Ideologia está presente eu sua vida e como influencia sua visão de mundo. Bom trabalho!

Obs.: Em grupo de até 4 (quatro) componentes. Manuscrito. Em folha de papel almaço. Se pesquisar, não esquecer a bibliografia e utilizar no mínimo três fontes diferentes. Prestar atenção no que está sendo pedido para fazer corretamente.

2 comentários:

  1. Professor você tá de zoa , né fazer esse negócio chato abração lúcio e Elissandra adoramos o blog muitas coisas interessantes. referente a sociedade etc. parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia vocês vão me agradecer, e se lembrarão de mim com saudades, finalmente reconhecendo o que sempre procurei fazer por vocês...
      Vocês dois são bons alunos, continuem assim.
      E fiquem à vontade para visitar o blog. Eu o fiz para isso mesmo!!!

      Excluir