Helio Ventura

Helio Ventura
Helio Ventura, Cientista Social e Músico

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Moção de Repúdio Publicada em 26 de março de 2004


Moção de Repúdio

Publicada em 26 de março de 2004

É com extrema indignação que nos manifestamos contra o blog "EU ODEIO A SOLANGE". O conteúdo das mensagens é explicitamente racista e ofende profundamente as pessoas negras e não-negras que têm um mínimo de respeito em relação ao pertencimento racial de quem quer que seja. Os quatro criadores do blog (que covardemente se escondem sob nicks, como Xóia, o mais virulento deles) degradam a imagem da frentista Solange, participante da quarta edição do reality show Big Brother Brasil, exibido pela Rede Globo.

Estamos cientes de viver em um país que secularmente se caracteriza por um racismo visceral contra pessoas negras e de que toda a história dos descendentes de africanos no Brasil tem sido de luta e resistência contra todo tipo de prática racista.

Os responsáveis pelo blog em questão expõem abertamente toda forma de preconceito racial contra Solange, que já havia sido injuriada no próprio programa por outra participante. Afirmam que ela tem o "cabelo ruim", que é intelectualmente inferior, que é esteticamente fora do "normal", etc., e o fazem sempre referindo-se a sua condição de mulher negra, expressando assim uma visão estereotipada e estigmatizada que possuem a respeito das mulheres negras de modo geral.

O impacto na auto-estima e auto-imagem que tais referências poderão e podem provocar nas crianças, pré-adolescentes e adolescentes negras e negros é inimaginável. Os danos psíquicos de curto e médio prazo poderão ser devastadores. Para se ter uma idéia, a capa do blog traz Solange humilhada em uma das cenas do BBB4 ao lado de um macaco, inegável associação feita entre pessoas de pele negra e o animal. Em outro momento, se faz uma referência ao cabelo da frentista como sendo parecido com uma esponja de aço, ASSOLANge, parodiando a marca desse produto.

Vários estudos sócio-psicológicos e mesmo nossas experiências como negras e negros em uma sociedade racista como a brasileira comprovam os males causados por imagens que têm o intuito de infamar o pertencimento racial negro, variando da depressão ao suicídio. Supondo que os autores do blog sejam pessoas minimamente informadas em relação às leis vigentes no país, logo sabem que o racismo é crime inafiançável. Por esta razão, é necessário que sejam acionados os mecanismos jurídicos competentes para que possamos dar início ao combate a mais este episódio de racismo.

Não há palavra que se seja capaz de expressar a dor da humilhação racial, do sofrimento causado pelo racismo. Todos temos limitações e virtudes, e nenhum destes elementos podem ser justificados de uma perspectiva racializada. Ser negro, indígena, branco, judeu, árabe, etc., não pode ser visto adjetivamente. Todos são seres humanos com suas características próprias. E é por isso que condenamos veementemente toda a prática e difusão racista. Quem pratica o racismo deve ser devidamente punido por isto, de acordo com os termos da lei.

Por fim, conclamamos a todos - especialmente nossos companheiros e companheiras da área de Direito - que se mobilizem em mais uma batalha contra a infâmia. Nossas crianças e adolescentes não merecem e jamais merecerão isto!


Marcio André & Helio Ventura

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/03/276387.shtml






Nenhum comentário:

Postar um comentário